
Meu caro Doni.
Sei que você não tem culpa nenhuma por estar convocado para a Copa. Não fez lobby, ficou lá quietinho no banco do Roma, sem incomodar ninguém. Você parece ser um cara bacana! Pela convocação, inclusive, lhe dou os parabéns e desejo sucesso. Mas…
Talvez você não tenha noção de que sua convocação causou grande estranheza no Brasil. Você, que nunca foi lá essas coisas quando jogava no Corinthians, no Santos, no Juventude, agora é reserva do Júlio Sérgio no seu clube… Do Júlio Sérgio!
Talvez por isso o bom e velho Taffarel, aqui na África, apareceu nesta sexta-feira para lhe dar uma força. Grande sujeito o Taffa. Ele foi lá do seu lado, na entrevista da Seleção, e lembrou que também era reserva no clube dele pouco antes da Copa de 1994. Não esperava outra coisa do Taffarel.
Mas Taffarel era reserva por ser, naquela época, o chamado atleta extra-comunitário. Ninguém nunca duvidou da qualidade do Taffarell. Nem quando engoliu aqueles perus contra a Bolívia, na primeira derrota de nossa história em Eliminatórias. Ele pegava muito. E tinha um Zetti voando no banco de reservas em 1994. Goleiro não era problema naquela Copa. O terceiro reserva, que era o Gilmar, nunca iria jogar mesmo… Mas terceiro goleiro também levanta a taça! E por isso você, assim como todos nós, deve estar torcendo demais para nada acontecer ao Júlio César.
Nosso camisa 1 não é apenas o único goleiro confiável trazido pelo chefe de vocês. É o craque do time também, você sabe.
Dunga diz que você é reserva no Roma porque, há três anos (há três anos!), você peitou o clube e veio jogar a Copa América. E eu me lembro do seu desempenho naquela Copa América… Aposto que até você achou que o Dunga forçou a amizade nessa. Um clube do tamanho do Roma , disputando o título, deixando alguém no banco só para fazer “pirraça”, lhe dar um puxão de orelhas. Piada…
Vamos torcer juntos pelo Júlio César, meu caro Doni.
Apesar das minhas palavras, duras, eu admito, contra quem nunca fez mal a ninguém, aceite os meus parabéns mais uma vez. Você chegou aqui e, no fim das contas, é o que fica para a história.
* André Rizek é editor-chefe e apresentador do programa Redação SporTV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário